Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Este dia na História da Igreja - 08 de Setembro - David O. McKay

David Oman McKay nasceu em Huntsville, Utah, em 8 de Setembro de 1873 e morreu em Salt Lake City, Utah, em 18 de Janeiro de 1970, o nono presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Seu ministério foi marcado pela grande preocupação com as famílias, tanto entre os membros da Igreja quanto entre as famílias não-SUD.
Sua mais conhecida citação reflete bem isso:
"Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar."

Ordenado Apóstolo e membro do Quórum dos Doze apóstolos em 1906. McKay foi autoridade geral por cerca de sessenta e quatro anos, mais que qualquer outro na história da Igreja SUD.

O terceiro filho de David McKay e Eveline Jennette Evans McKay, David Oman McKay nasceu na fazenda de seu pai, em Huntsville, Utah, cerca de 16 km a leste de Ogden. Sua mãe, Jennette, era uma imigrante de Merthyr Tydfil no sul do País de Gales.
O pai de McKay era um imigrante escocês e foi chamado para servir como missionário por um período de dois anos na Escócia, em 1880. Após a morte de suas irmãs, o jovem David O. McKay assumiu a responsabilidade de ajudar a mãe.
McKay se formou na Universidade de Utah em 1897, como orador oficial e presidente da classe. Logo depois ele foi chamado para uma missão na Grã-Bretanha. Como seu pai, ele presidiu o Distrito Escocês da da igreja.
Após seu retorno, no outono de 1899, McKay ensinou como professor de ensino médio na LDS WEBER STAKE ACADEMY e se tornou diretor em 1902. Casou-se com Emma Ray Riggs no Templo de Salt Lake em 02 de janeiro de 1901.
Em 1905, os Apóstolos, John W. Taylor e Matthias F. Cowley foram desobrigados do Quórum dos Doze Apóstolos, devido ao desacordo sobre o manifesto proibindo a poligamia. Em 1906 o Apóstolo Marriner W. Merrill morreu. Com três vagas no quorum, George F. Richards, Orson F. Whitney e David O. McKay foram chamados na Conferência Geral de abril de 1906. David O. McKay tinha apenas 32 anos na época.
Mesmo após seu chamado como apóstolo, McKay permaneceu ativo na educação. Ele continuou servindo na Weber Academia até 1908, quando ele foi substituído por Wilford M. McKendrick.

Em outubro de 1906, McKay tornou-se assistente do superintendente da Escola Dominical Deseret. Naquele momento Joseph F. Smith era o então presidente da Igreja e Superintendente da Escola Dominical. Depois que Smith morreu McKay tornou-se o superintendente da escola dominical.
Em 1920, a Primeira Presidência atribuiu a McKay fazer uma turnê mundial nas missões da igreja juntamente com Hugh J. Cannon. Eles dedicaram a China para a pregação do Evangelho, viajaram para o Havaí, onde McKay teve uma visão que o levou à fundação da BYU-Havaí muitos anos depois, e viajou para Samoa, Tonga, Nova Zelândia e para Palestina. Na Palestina, eles se encontraram com Wilford Booth e visitaram o Santos dos Últimos Dias armênios.
De 1923 até 1925 McKay serviu como presidente da Missão Européia da igreja, com sede no Reino Unido. Nesta função, ele teve a responsabilidade direta sobre todas as funções da igreja nas ilhas britânicas e as funções de supervisão sobre presidentes de missão no continente europeu. Foi nessa posição que McKay utilizou o slogan
"
Cada membro é um missionário
".
Em 1934, McKay foi chamado como segundo conselheiro na Primeira Presidência por Heber J. Grant. Ele também serviu como segundo conselheiro de George Albert Smith.

Aos 77 anos, McKay foi chamado como presidente da igreja SUD e serviu por 19 anos até sua morte. Neste período, o número de membros e estacas na Igreja quase triplicaram, de 1.1 a 2.8 milhões, e 184 a 500, respectivamente.
McKay foi sincero em sua oposição ao comunismo, o que ele via como filosoficamente oposto à fé por seus fundamentos ateus e sua negação da liberdade de escolha. Além disso, as nações comunistas em geral proibiram o proselitismo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Sob os auspícios da Primeira Presidência, a Igreja de Jesus Cristo liderou o Programa de correlação do Sacerdócio em 1961. A organização da Sociedade de Socorro passou a ser organizada como quórum do sacerdócio, assim como outras organizações de rapazes, moças e primária. Essa organização ficou conhecida como auxiliares. A correlação Sacerdócio continua a ser uma característica forte da Igreja SUD.
O famoso filme do diretor Cecil B. DeMille, Os Dez mandamentos, foi feito com uma consulta ao presidente McKay durante a produção. Eles formaram uma amizade que duraria até a morte de DeMille. McKay convidou DeMille a visitar a BYU, onde proferiu um discurso de formatura em 1957.
David O. McKay manteve um ritmo constante de viagens até que ele entrou nos seus 90 anos. Sua saúde se deteriorou, sendo muitas vezes incapaz de presidir as reuniões da igreja. Ele faleceu em 18 de janeiro de 1970, aos 96 anos e foi sepultado no Cemitério de Salt Lake City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails