Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

David O. Mckay - Ênfase nas Famílias e "Todo Membro é um Missionário"

David O. Mckay - Ênfase nas Famílias e "Todo Membro é um Missionário"


David O. McKay foi o nono Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Serviu nesta posição de 1951 até a sua morte 20 anos mais tarde. Ele foi uma autoridade geral por quase 64 anos, mais que qualquer outro na história da Igreja SUD, exceto Eldred G. Smith.

Família

David O. McKay nasceu o 8 de Setembro de 1873. Era o terceiro filho de David e Jennette Evans McKay. Quando tinha sete anos, múltiplas provações vieram à família McKay. Suas duas irmãs mais velhas, Margaret e Ellena morreram com alguns dias de diferença. Um ano depois, o pai de David foi chamado para servir uma missão na Escócia. Seu pai ficou preocupado sobre deixar a sua esposa e um filho jovem para cuidar da fazenda sozinhos, especialmente porque sua esposa estava esperando um outro bebe. 

A mãe de David encorajou-o para aceitar o chamado, “naturalmente você deve aceitar”, contou o pai de David, “você não necessita preocupar-se comigo. David e eu administraremos as coisas bem!”. A família foi abençoada enquanto o pai de David estava na missão e a fazenda prosperou. 

Com 15 anos, David O. McKay foi chamado para ser o secretário da escola Dominical, então em 1893 ele foi chamado para ser um professor na Escola Dominical. Foi neste chamado que descobriu o grande amor que tinha para ensinar, um amor que continuou por toda sua vida.

Missão e Casamento

Já na Universidade de Utah, McKay encontrou sua futura esposa, Emma Ray Riggs. Em 1897, David O. McKay foi chamado para uma missão na Grã Bretanha e em 1898 ele foi chamado para dirigir os missionários da Escócia. Retornou da sua missão em 1899 e em 1901 ele se casou, foi o primeiro casamento no século 20 no templo de Salt Lake City.

Serviço na Igreja

David O. McKay serviu como educador durante quase toda sua vida. Era o diretor da Academia de Estado de Weber, e realçou a importância das mulheres em receber uma educação. Serviu no programa da Escola Dominical da Igreja, onde ele organizou lições e seu estilo de ensino tornou-se conhecido. Em 9 de Abril de 1906, David O. McKay foi ordenado como um apóstolo. Ele era o único com 32 anos. Foi lhe pedido para dirigir o programa da Escola Dominical, e assim escreveu um dos primeiros manuais desta organização. Continuou neste trabalho mesmo enquanto era Presidente da Igreja.

Em 1920, a Primeira Presidência designou o então Elder McKay para fazer uma turnê mundial entre as missões da igreja, juntamente com Hugh J. Cannon. Eles dedicaram China para a pregação do evangelho e viajaram para o Havaí, onde McKay teve uma visão que levou à fundação da BYU-Havaí muitos anos depois. Visitou também Samoa, Tonga, Nova Zelândia e Palestina. Na Palestina, eles se encontraram com Booth Wilford e visitaram os santos dos últimos dias da Armênia. McKay chegou em Utah na véspera do Natal de 1921.

Durante o tempo que presidiu a missão Européia, Mckay usou pela primeira vez o slogan "todo membro é um missionário" para a divulgação da Igreja. A filosofia se tornou uma prática padrão em toda unidade da Igreja SUD.

Em 1934 David O. McKay serviu como conselheiro na Primeira Presidência a ambos Presidentes, Heber J. Grant, e George Albert Smith. Com a morte de George Albert Smith, David O. McKay foi chamado como o Profeta e Presidente da Igreja em 9 de Abril de 1951. Sob sua direção, o primeiro plano de ensino para missionários de tempo integral foi introduzido. Com estes esforços o número das estacas na Igreja dobrou e o número de membros quase triplicou de 1.1 a 2,8 milhões de santos dos últimos dias.

Outros Fatos

McKay desfrutou de uma longa amizade pessoal com John F. Fitzpatrick , editor do Salt Lake Tribune (1924-1960), jornal que tinha a fama de perseguir a Igreja, pois foi fundado por opositores da mesma. Mckay e Fitzpatrick foram idealizadores de um acordo mútuo em 1952 entre o Deseret News e o Salt Lake Tribune, pois os dois estavam em dificuldades financeiras, o que foi bom para ambos os jornais. 

McKay foi muito aberto quanto sua oposição ao comunismo, que ele via como filosoficamente contrário à fé, devido seus fundamentos ateus e sua negação à liberdade de escolha. Além disso, as nações comunistas em geral proibiam o proselitismo da Igreja SUD e outras religiões.

O Famoso diretor de cinema Cecil B. DeMille consultou McKay durante a produção do Famoso filme Os Dez Mandamentos. Eles formaram uma amizade que duraria até a morte de DeMille.

A célebre frase "Nenhum sucesso na vida pode compensar o fracasso no lar", muitas vezes atribuída ao Pres. David O Mckay, por tê-la proferido em conferências gerais da Igreja, na realidade é de autoria de James Edward McCulloch, do seu livro Home: The Savior of Civilization de 1924.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails