Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

OS EUA VÃO TER UM PRESIDENTE MÓRMON?

Por Claudio Dias Batista

Irmão Claudio Dias Batista
Nunca um membro da igreja conseguiu tanta repercussão em sua candidatura como Mitt Romney. A campanha nas primárias norte americanas deste ano começou com ataques religiosos. Por um período de dois meses a idéia era tirá-lo do páreo usando a pecha de que os mórmons não são cristãos. Num debate, Romney perguntou: “Este país não defende a liberdade religiosa? Ou será que a opção de credo de alguém deve estar à frente da competência para o cargo?”. Foi o suficiente para acabar com os ataques. Pelo menos aqueles vindo diretamente dos candidatos. 

A vida de Romney foi vasculhada de ponta a ponta. Nada encontraram. As pesquisas indicam que 20% dos americanos não votariam num mórmon. O apoio anti-Romney vem de grupos extremistas, comuns no sul dos Estados Unidos. Agora dizem que Romney não é um “simples” mórmon. Foi um bispo da igreja. O que deveria ser motivo de elogio é usado como demérito por seus adversários, que nada tendo a dizer contra seu caráter, tentam fazer a opinião pública acreditar que o certo é o errado. 
Nos EUA para receber a indicação do partido é necessária a aprovação em eleições primárias. Cada Estado escolhe um número de delegados, de acordo com a votação dos candidatos. Romney lidera, tendo mais delegados do que a soma de seus três oponentes. Esta resistência dos outros três candidatos em permanecer no páreo está estimulando os americanos a pensar. 

Matérias sobre a igreja tem saído na mídia americana diariamente. O acesso aos sites oficiais SUD aumentaram. Há um crescente interesse em saber o que pensam os mórmons. Não é diferente no Brasil. Os principais veículos de comunicação fizeram matéria sobre o assunto. A Folha de São Paulo enviou uma repórter aos EUA para fazer uma matéria sobre o assunto. Rendeu a primeira página inteira do caderno “Eleições”, da Folha.

Na história dos EUA o único presidente não protestante foi o católico John Kennedy. Ele sofreu o mesmo tipo de ataques quando se candidatou. A verdade, porém, é que desde então os americanos passaram a ver os católicos de outra maneira e isto não mudou até hoje. Minha opinião, aconteça o que acontecer, é que Mitt Romney será o indicado do Partido Republicano para disputar as eleições com o presidente Obama. E quer saber? Tem grandes chances de ser o primeiro mórmon a presidir os Estados Unidos da América. Quem viver, verá!

Claudio Dias Batista é advogado e jornalista. Na igreja serviu como Diretor de Assuntos Públicos para a região de Sorocaba e como voluntário produziu o filme “Fé a cada passo: O legado do Brasil” (disponível no site oficial de igreja) além de videos de treinamento para a obra missionária.

*A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é neutra politicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails