Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Folha de S.Paulo - Republicano quer ser primeiro presidente mórmon dos EUA

O republicano Mitt Romney, que foi um astuto empresário e competente governador, tenta, nesta terça-feira, tornar-se o primeiro presidente mórmon dos Estados Unidos.

Milionário, Romney tem 65 anos, e é pai de cinco filhos e avô de 18 netos. Ele acumula êxitos profissionais: é pós-graduado em Harvard, consultor inteligente, chefe admirado, salvador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake em 2002, governador republicano no Estado democrata de Massachusetts entre 2003 e 2007. Porém, no campo político, sobram derrotas: em 1994 foi derrotado na disputa por um assento no Senado e, em 2008, abandonou a corrida pela Casa Branca nas primárias.

Desde a campanha para as eleições de 2008, o ex-governador não deixou de ser o "candidato Romney", e uma derrota nestas eleições provavelmente marcará o fim de sua carreira política. Nem mesmo os milhões de dólares gastos em propaganda não conseguiram mudar a imagem de Romney de pessoa reservada nem explicar suas mudanças ideológicas.

Quem é o "verdadeiro" Romney? Um moderado que favorece o direito ao aborto ou um extremista de direita que defende cortes orçamentários draconianos?

Nascido em 1947 em Detroit, capital da indústria automotiva do Estado de Michigan, Willard Mitt Romney teve o primeiro contato com a política aos 15 anos, quando acompanhou seu pai George na campanha que o levou a ser governador. Em 1968, testemunhou a derrota do pai para Richard Nixon nas primárias do partido.

Conheceu Ann Davies em 1965, aos 15 anos. Em 1969, eles se casaram depois do retorno de Romney de uma temporada de dois anos e meio em Le Havre, Bordeaux e Paris. Durante a estadia na França, Romney trabalhou para converter adeptos À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Foi na França também que ele quase morreu em um acidente de carro.

Casado com Ann, ele foi viver perto de Boston, em Massachusetts, onde foi aceito na melhor universidade do país, Harvard, e obteve dois diplomas em 1975: um em direito e outro em administração.

CARREIRA

Começou a trabalhar na Bain & Company em 1977, onde causou tão boa impressão que, em 1984, ficou responsável por uma nova sociedade: a Bain Capital.

Romney dirigiu o fundo de investimentos por 15 anos, acumulando fortuna e reputação até tornar a empresa em uma das mais prestigiadas dos EUA, deixando-a em 1999 para assumir o cargo de presidente do Comitê Olímpico americano e salvar as finanças dos Jogos de Salt Lake City.

Enquanto governador de Massachusetts, Romney ganhou fama de pragmático moderado, da qual se distancia na campanha à Casa Branca. Familiares e amigos se mobilizam para expôr o "verdadeiro" Mitt: brincalhão, atento e íntegro. Seus atos eleitorais são abertos com vídeos da família, às vezes com Romney e Ann se lembrando de anedotas, até com lagrimas nos olhos.

Essa generosidade não é falsa, segundo biografia de Scott Helman e Michael Kranish, "O verdadeiro Romney" (The Real Romney, no título original). De 1986 a 1994, ele dirigiu uma estaca d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Boston, uma função administrativa e religiosa que o permitiu ajudar os membros de sua congregação. Romney foi protagonista de muitos atos altruístas, como financiar os estudos dos filhos de uma família necessitada e até acompanhar num hospital um jovem condenado pela leucemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails