Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mórmons Famosos - John M. Browning, Projetista e Inventor de Armas de Fogo

John Moses Browning, projetista e inventor de armas norte-americano, nasceu em Ogden (Utah) no dia 21 de Janeiro de 1855. Morreu em Liège, na Bélgica, em 26 de Novembro de 1926.

Desenvolveu muitas variantes de armas utilizadas pelos Estados Unidos ao longo do século XX. É referenciado algumas vezes como o "patrono das armas de fogo automáticas". Registou 128 patentes de armas, sendo a primeira registada em Outubro de 1879. Era membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons), sendo seu missionário durante dois anos (1887/89) na Geórgia. 

Seu pai Jonathan Browning , foi um dos milhares de pioneiros mórmons que saíram de Nauvoo, Illinois para Utah , e estabeleceu uma loja de armas em Ogden em 1852.

Jonathan tinha construído um negócio armeiro em Nauvoo, desenvolvendo e refinando avançada (para a época) armas de fogo de repetição e técnicas de fabricação. O armeiro Browning em Nauvoo agora é operado como um museu, e é aberto ao público sem nenhum custo.

Criou muitos tipos de armas, munições e mecanismos, sendo algumas ainda utilizadas hoje em vários países. Browning é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento de armas automáticas e semi-automáticas. Criou a primeira arma de fogo com a idade de 13 anos, na empresa de armas do pai. Mais tarde, atraiu a atenção da Winchester Repeating Arms Company, que lhe comprou os direitos de fabricação da sua carabina modelo 1885, cuja produção passou a ser feita em Connecticut.

A partir de 1883, trabalhou para a companhia Winchester, concebendo armas que em breve seriam vendidas em milhões de exemplares. Browning influenciou quase todas as categorias de armas de fogo. Os seus maiores sucessos incluem a pistola M1911, a Browning M2, a Browning GP, aBrowning BAR M1918 e a Browning Auto-5.

Morreu de parada cardíaca, quando trabalhava na concepção de uma nova pistola. Este modelo, de 9 mm, só seria completado em 1935 pelo belga Dieudonné Saive e foi comercializado sob o nome de GP35. Durante a sua vida, Browning concebeu igualmente armas para as empresas Colt, Remington e Savage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails